terça-feira, 20 de março de 2012

Parece

Parece lógico, mas é o tipo de coisa que vc só nao acha impossível pq ve os outros fazendo.

sábado, 17 de março de 2012

Ser médico

Tem pensamentos que são intimos, que passam na nossa cabeça, mas logo se perdem. E, caso nao sejam registrados, talvez nao sejam mais pensados. Hoje, eu pensei em muita coisa, muitas delas talvez eu mude de opiniao, outras tantas talvez sirvam como força pra continuar quando tudo tiver dificil, mas seja la como for, para que sejam uteis, eu preciso registra-las. Talvez numa conversa, num diário ou um papel qualquer, mas eu escolhi o blog. Não é o ideal, publica-las nao é minha intençao, mas ainda assim, me parece o melhor lugar para que eu mesma possa acessar e ver o quanto evolui, cresci, mudei, retrocedi ou estagnei...portanto, nada aqui é fixo, imóvel, imutável, apenas pensamentos aleatórios em um momento de muita reflexão.
Bom, hoje passei o dia na faculdade. O objetivo?Um projeto de primeiros socorros basicamente, aulas teóricas e depois a prática. Mas ele não se efetivou apenas na parte técnica. Não tem apenas técnica quando se trata da medicina, quando se trata de pessoas....E eis o ponto da questão. Se a minha ficha de estar na faculdade em que eu tanto sonhei já tinha caído, a ficha do real objetivo disso (ser médica), ainda está caindo...Não se assuste, não se trata de dúvidas,mas de descobertas. A certeza daquilo que é realmente certo talvez nunca apareça, mas a sensação de estar no lugar certo, sim. E é tão contraditório, porque quanto eu mais percebo que vai ser dificil( e bem mais do que eu posso imaginar por enquanto), mais eu sinto ser escolhida pra isso. Sim, porque não há outra palavra que defina medicina além de vocação. Pra mim, Deus escolhe como seremos felizes e vai nos direcionando e guiando para que cheguemos lá. Além de acompanhar sempre. Principalmente nesse caso, em que nós, simples mortais, nao somos capazes de dar vida ou ressuscitar vidas, apenas sermos instrumentos de uma obra muito maior.   Acho que se tivéssemos a noção do que realmente significa ser medico, desistiriamos. Há algo um tanto quanto "sem noção" que nos move, algo maior, sem explicação. É esquecer de si mesmo, para se doar ao próximo de uma maneira tão significativa que me faltam palavras. A expressao "academico de medicina" passa a nos definir antes mesmo do nosso proprio nome e, desde agora, o cuidado com o outro já é cobrado, ainda que nao estejamos preparados pra isso. Algo me diz que ser médico é ser todos os dias e em qualquer circunstancia. É nao ter ideia do que é preconceito, afinal, brancos, negros, velhos, jovens, mendigos, presidentes, todos possuem a mesma lógica funcional do corpo. É descobrir que voce pode ir mais longe quanto achava que estava exausto, ou seja, é mudar o seu conceito de impossivel. É amar gente.  É ajudar a aliviar aquilo que dói. É acreditar na felicidade possivel. É conviver com a morte diariamente e se convencer de que ela tambem faz parte da vida. É controlar o psicológico alheio enquanto voce tenta equilibrar a sua própria mente. É viver intensamente.
Certo dia, quando eu ainda estava em duvida sobre o que fazer, um estudande de medicina me disse que aquilo seria "viver aos extremos".  E isso me marcou, nao pela essencia da frase, mas sim pq eu me considerava assim, inconstante. Para mim, as coisas serem intensas era uma forma de viver "tudo o que há para viver". É gritar de dor, mas é chorar de alegria.
 Externar tudo aquilo que passou por mim quando eu vi aqueles vídeos é muito dificil. Nao chega a dimensao do que é sentir na pele aquilo que te espera. É vida. e nao choca tanto quando se le ou se ouve. Mas assumir a responsabilidade sobre isso tudo, assusta. Assusta mas nao imobiliza, pelo menos, eu espero que nao. A prepotencia de alguns fica tao pequena perto daquilo que realmente ter que ser feito nessa profissao,que quem assim age não deve ter entendido o que significa ser medico.
Da medo. o caminho é arduo e dolorido, mas é caminho. é como se as pessoas que a isso foram destinadas, se completassem assim. Mesmo abrindo mão da sua familia, amigos e de si mesmo, eu sinto que vai valer a pena, porque o seu próprio caminho sempre vale a pena...


ps: esse dois vídeos foram o encerramento do projeto.



"Queres ser médico, meu filho? Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Mas, pensastes no que se transformará tua vida?
[...] Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão; e sabendo que te verás, só entre feras humanas, ainda tens a alma exótica o bastante para encontrar satisfação no dever cumprido, se te julgas suficientemente recompensado com a felicidade de uma mãe que acaba de dar a luz, com um rosto que sorri porque a dor passou, com a paz de um moribundo que acompanhastes até o final [...], então, torna-te médico meu filho."

segunda-feira, 12 de março de 2012

"is a little bit funny this feeling inside"

Rotina.
O que é exatamente?
Fazer a mesma coisa todos os dias? O mesmo caminho, o mesmo trabalho, as mesmas pessoas?
Ou é fazer algo de diferente todos os dias dentro daquilo que é o mesmo?
Cada um encara como bem acredita ser...Rotina pode ser um peso para alguns, ou a leveza de outros.
"Cair na rotina" nem sempre é muito positivo, mas viver fora dela é correr riscos que podem nao serem sempre bem vindos.
No atual momento, eu vivo uma transição entre tudo o que é novo e o que insiste em se tornar cotidiano.
Nesse aspecto, hoje, no onibus, eu pensei nos milhares motivos que as pessoas reclamam pela volta a casa. O transito, o cansaço, as milhares de atividades a serem feitas qd chegar, a chuva, enfim, a rotina.
E, quando prestes a consolidar as mesmas reclamaçoes que todo mundo faz, lembrei que até o onibus foi sonhado.
Para mim, era melhor andar todos os dias, ver gente nova, sentar na janela e ver a vida passar de uma forma tão patética ainda que cansada, do que ficar em casa, estudando por horas, sem saber qual seria o meu destino. Engraçado como sentimentos passam rapido e, logo, a gente olha pra frente como se nunca houvesse um passado. Adaptar-se é um mecanismo evolutivo de sobrevivencia, ou seja, logo mais, tudo se ajeita....Cansaço? aahhh..ele é o companheiro de todos os dias que realmente valeram a pena. É a prova de que estamos aqui para fazer algo e estamos fazendo. Desejo que haja rotina, mas que ela possa se reinventar todos os dias. Desejo que tudo o que me trouxe, ou te trouxe, até aqui, nao fique esquecido, e sim, seja lembrado todas as vezes em que tudo parecer intransponivel.
Se ficar dificil, 
desligue tudo.
ouça uma musica, leia um poema, escreva, saia.
encontre amigos, beije, abrace, chore.
pule no mar, na agua, na piscina, na bacia.
cante, grite.
fuja por um momento de tudo o que atrapalha.
reflita.

afinal, aqueles pensamentos que nos pegam em tardes chuvosas ou antes de dormir são os unicos que realmente nos revelam parte do que faz sentido nessa vida.

mas, depois, volte. a rotina nem sempre tão doce te espera, encare-a como o trilho que voce mesmo escolheu seguir, mas lembre-se que até os trens encontram bifurcaçoes.


quinta-feira, 8 de março de 2012

nada a declarar

Eu li em outro blog uma frase mais ou menos assim: "nao é o tempo livre que me traz aqui, e sim, a falta de tempo". Bom, é exatamente isso. Depois de pegar os horarios e analisar quais seriam as horas "livres" , eu descobri que eu nao as tenho. Mesmo assim, a gente arranja tempo. É assim, "falta de tempo" é desculpa para qualquer coisa, pq quem realmente quer, arranja um jeito...Depende, eu sei. Mas o post de hoje não é sobre tempo.
Sabe quando suas palpebras pesam? Sua cabeça gira, seu corpo pede cama, mas milhares de coisas esperam por voce? Pois é, estou assim. Não é uma reclamação. É só uma descrição do estado daquela que vos fala, e está aqui pensando sobre como tudo é engraçado. Está aqui acreditando que até seu cansaço nao é digno de nenhuma reclamação, pq até ele foi esperado... A gente luta para conseguir e quando cai na rotina, esquece o esforço. A gente reclama do tedio tanto quanto reclama da ocupação. Se chove, atrapalha. Se faz calor, bom mesmo é a sombra. Se faz frio, o esperado é o sol. E assim por diante....São raras as vezes em que encontramos pessoas que nao reclamam...Que conseguem valorizar cada pedacinho do seu dia e, paradoxalmente, são essas as que menos tem coisas para valorizar.  Deve ser um problema de memória a curto prazo, não é possivel. Tanta gente luta por tanto e, quando consegue, cai na rotina. Volta as reclamaçoes, murmurios, lamentos, dó e piedade. Querido, a vida é uma só e passa rápido, se vc nao acredita nessas duas constatações, então pelo menos, não a jogue fora(a vida). Ninguém disse que seria fácil, se disse, desculpe, mas mentiu. Contudo, é muito melhor ser difícil ,mas valer a pena do que o fácil que nada nos traz de produtivo. Ai sei la, nao fez sentido nada disso ne? Enfim, outro desabafo...Eu pelo menos prefiro dormir com a sensação de que eu fui util, do que com aquela outra de desperdício. um dia cansativo vale muito mais do que "o jogado fora"!.
boa noite.

sexta-feira, 2 de março de 2012

felicidade é o nome disso?

eu preciso escrever. não sei aonde, nao sei como, mas eu preciso. Preciso registrar o que aconteceu e o que ta acontecendo, relembrar as milhares de coisas que repassam na minha mente e se passam na frente dos meus olhos. Eu sonhei tanto com o momento em que as coisas seriam melhores que, para minha surpresa, eu nao era capaz de imaginar o tamanho disso tudo.
É incrivel e ao mesmo tempo, misterioso. Muita gente, muitas culturas, muita informação, muita coisa ao mesmo tempo, tudo junto e misturado.
A faculdade. Nenhuma pessoa é a mesma depois que entra e eu to la ha uma semana e ja nao sou a mesma, eu sinto que a algo de diferente, qualquer coisa. Mais alegria, mais coisas a viver....É tudo tao sensacional e deslumbrante que eu ainda nao distingui se é um fato ou uma opinião.
Só sei que a faculdade é um lugar onde todos deveriam ter a oportunidade de estar. Debate de opinioes, interesses e jeitos.Sotaques, pessoas, professores(ta, eles sao pessoas as vezes),vida, juventude, vontade de mudar, de aprender e de dormir, tudo num so lugar.
E aaa, a medicina.
A medicina é o meu amor. a minha paixao e cada pessoa que grita seu nome sabe o que é carregar no peito a responsabilidade e o amor imensuravel por algo tao sublime. Gritar med fundão pra todo mundo ouvir, com a bateria no compasso do seu proprio coraçao, acompanhado dos fogos e da sua mais nova família que, por mais que nao seja la muito conhecida, ja é muito mais que amada, é incrivel. sei la, nao tenho palavras.só emoçao.
Isso tudo depois de sim. ter suado frio com a "comissao de trote". ter temido cada brincadeira e sim, ter discutido sobre a falta de necessidade de algumas...mas no fim. no fim valeu a pena. o sofrimento e claro, a aprovação. ser bem recebida é sempre bom. bizarro é amar todo mundo e ao mesmo tempo ser amada. é nao saber seu nome, mas dançar junto pq ambos sorrimos. porque? aaa meu caro. SÓ QUEM É DO FUNDÃO SABE O QUE É.
só quem FAZ MEDICINA NO FUNDÃO, sabe.  só. VCTP! m1. vcs sao demais.