sábado, 13 de agosto de 2011

Tudo tudo tudo

No próximo post, nao filosofarei. Vamos discutir sobre política, a ciência, religiao, violencia, a globalização, qualquer coisa que nao tenha haver com sentimentos, com esperança. Algo mais concreto, menos abstrato, menos complexo. Ok, nao consegui. Se voce ainda nao entendeu, o próximo post, é esse aqui e eu nao falarei de nada citado. Fica pra próxima...

Aos poucos, e bem aos poucos mesmo(voce pode olhar nas datas aqui do lado), eu estou descobrindo uma nova face das palavras. Todo mundo sempre diz e está escrito em todo lugar, sobre seu poder de transformar, de somar, de mudar, enfim, sobre o poder das letras. Mas nunca se sabe a plenitude de algo se  esse algo nao for vivido. E com elas nao foi diferente. É como se ao final de cada post, eu fosse um pouquinho mais diferente do que era ao iniciá-lo. Algumas vezes, vem aquele sentimento de trabalho mal- feito, e outras, a sensação de dever cumprido, ou mesmo, de alívio, por poder, de alguma forma, extravasar aquilo que transborda ou o que sufoca....Assim, o pior analfabetismo talvez seja aquele que, mesmo reconhecendo-as, nao utiliza as palavras em toda a sua essencia.
São elas que, além de me acompanhar durante muitas horas do dia nos livros didáticos, me ajudam a entender um pouco sobre o que se passa dentro de nós. Quando as coisas nao vao la muito bem, "o tudo" junto com o "vai dar certo", alem daquela outra, a tal da "esperança" e "fé" se juntam todas num verdadeiro espetáculo na minha mente. Para me movimentarem para frente. Sempre pra frente. Palavras sao a simplificação daquilo que temos de mais profundo. É como se o "everything is gonna be alright" nao se finalizasse em si e sim no que conceitua. Mas, só de imaginá-lo em letreiros luminosos, alguma coisa muda.
Afinal, se nao for assim, se nao for nossa esperança de que tudo vai dar certo, a gente para. Pelo menos eu paro. E parar, sei la, é tao meio do caminho, é tao sem graça. No fim, voce estará no mesmo  lugar e nada aconteceu, nem de bom, nem de ruim...
Ok Lia, super fácil nao pensar em desistir pra voce né? Nao. Eu sei que nao. Não necessariamente desistir, mas as vezes, cansa. Cansa andar, cansa cair, cansa continuar. Tirando aquelas exceçoes dignas de muita admiração, acredito que a maior parte de nos, mortais, se importa sim de fazer um tremendo esforço para levantar e, logo depois, tropeçar e enfim, encontrar outra "queridíssima pedra" no caminho. Desculpe-me a metáfora mais batida de todos os tempo, mas eu nao consigo ver de outra forma a nao ser essa. A de que voce tem uma estrada, um caminho, quer chegar laaaa na frente, mas ela nao é plana, não é pequena, não é livre,não é larga, não é facil. Além disso, ela nao é a única. Ou seja, nao bastasse todo o medo, força, energia, otimismo, ainda tem a angústia de ter escolhido a certa ou não.
Por mais que voce saiba, se conveça e acredite de verdade que tudo vai passar. Isso ainda é muito pouco para "transformar" seus momentos de desânimo, em momentos simples, pouco importantes. Contudo, são esses os momentos mais inspiradores. Bem dizia uma pessoa muito especial, que quando estamos felizes, o que interessa é viver assim. É bom. Ma são os momentos tristes que nos fazem pensar, refletir e nos constroem como pessoa. Assim, inspiração nao significa, necessariamete, bons textos. Com toda certeza, porém, sao os textos mais sinceros...
Lia




Obs: Sempre me incomodou pessoas implorando por comentários. Por isso, nao quero pedi-los para ninguem, cada um o faz por livre e espontanea vontade. Maaas, eu queria taaanto saber se isso aqui conta comigo e comigo mesmo. Se está ruim, bom ou indiferente. Sei la, qualquer feed back seria muito bem vindo! Try it:)

2 comentários:

  1. Adoro seus posts, vc sabe disso (:
    É como se eu escutasse minha voz interior... Só que vinda de fora, entende? haha
    Então, espero que vc possa me escutar aí dentro de vez em quando tabém... nem que seja só pra dizer com um pouco mais de certeza [aquela certeza de quem está um pouquinho de fora, afinal] do que vc qdo as coisas ficam difíceis: everything is gonna be alright ;)

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!Advinha quem é! =] Caramba, muito bom o texto, agora to vendo como tuas redacoes sao tao genias!!Enfim, tava aqui fazendo uns exercicios aparentemente impossiveis de quimica e pensando em desistir e jogar tudo pro alto, quando resolvo abrir seu blog e ler esse post!!Me deu uma motivacao para continuar!!Muito obrigado por aparecer em nossas vidas!!Até manha que ta muito tarde e ta dando um pequeno sono!

    ResponderExcluir