segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Milagres acontecem quando a gente vai a luta"

Eu não sou apegada. Aliás, talvez eu até fosse, mas minha mãe e a vida, talvez, trataram logo de mudar a situação. Brinquedos velhos?Doa. Roupas pequenas? Doa. Sapatos apertados?Doa. Livros que vc não usa? Doa. E assim, eu fui aprendendo que as coisas materiais devem ser repassadas para que continuem sendo úteis a outras pessoas...Não faz sentido guardar tudo, não há espaço para tudo, quando se trata de objetos. Mas, eu tenho um ponto fraco. Talvez tenha relação com a minha nerdice desde pequena, mas os papéis e livros escolares sempre foram muito bem cuidados. Eu os repasso, ou jogo no lixo(os papeis), com um aperto no peito, como se eu tivesse jogando um trabalho de anos, uma prova das minhas conquistas, algum tipo de medalha...
E hoje era o dia marcado para fazer a limpa "mais sonhada da minha vida". Sim, eu sei que é clichê, mas é pq eu  guardei tantas coisas ao longo do ensino medio(entende-se tudo), que metade do meu quarto era ocupado por isso, e me desfazer de tantos papeis, livros e apostilas, significaria uma nova fase. Significaria dar lugar a novos livros, provas e papeis, mas os da faculdade. Nova vida, eu diria, de tao intenso e significativo.Queria que fosse de uma vez.
Entao, depois do almoço, tratei de pegar os livros do armario, as apostilas na estante, as duas caixas cheias de provas, exercicios, folhas e redaçoes, e alguns papeis da gaveta. Ah! Sem esquecer dos cronogramas e tabelas no mural. Tudo no chão, tratei de tirar uma foto, e depois, me perguntei: " por onde eu começo?". Eram muitas fases e muitas historias da minha vida que estavam ali, na minha frente, documentadas, anotadas, rabiscadas. Notas e mais notas, boletins, recados fofos, enfim, foram tres anos de ensino medio, um de cursinho, e muitas coisas pra contar! E agora, eu iria de desfazer do que mais tinha que acompanhado ao longo de tanto tempo. Por um momento eu pensei, pq será que as pessoas nao guardam isso? Porque eu tenho me desfazer do meu maior instrumento de luta? E, enquanto arrumava as coisas, pensei que tudo aquilo já tinha feito seu papel(literalmente) na minha vida. Aquilo que eu poderia guardar como lembrança, já estava eternizado na minha memória. As pessoas que eu conheci ao longo de tudo isso também. E essas que ficaram marcadas são as que realmente importam. Agora, eu não preciso daqueles papeis todos, eles podem ajudar outras pessoas ou serem simplesmente reciclados(o que continua sendo a mesma coisa), mas o que o estudo árduo trouxe pra mim, já esta comigo.
Engraçado como a gente não tem o rumo da nossa vida, as vezes. E olhando pra tras, percebe que fez várias coisas pensando em um objetivo, mas, depois, fomos para outros caminhos....Eu era capaz de ver várias Lias enquanto arrumava a papelada, a que achava que entraria na unb e a que nao achava. A que temeu mudar e a que qria mudar. A que pensava no pas estando no rio e a que pensava no rio estudando pro pas. A que estudou exaustivamente mesmo quando não tinha mais esperanças e a que estudou confiando que esse era o melhor método para ser aprovada. É assim, a gente muda, cresce, evolue, aprende. E olha para atrás so para nao esquecer de onde veio,depois, continua buscando o melhor. Pelo menos deveria ser assim. Nao nego que alguns poucos papeis eu guardei, aqueles especiais que representam os outros tantos, para quando a lembrança fica vaga e a gente desconfia da memoria. Mas são poucos.
Ao fim do dia, com as caixas organizadas e cheias, prontas para ajudar outro estudante, me senti mais leve. Como alguém que retira sua armadura, depois de ganhar a luta. 

2 comentários:

  1. Ai...Ai...
    Quase chorei aqui.Pena que eu ainda nao tive coragem de fazer isso.
    TEXTO MUITO BOM
    QUE ORGULHO
    " É assim, a gente muda, cresce, evolue, aprende. E olha para atrás so para nao esquecer de onde veio,depois, continua buscando o melhor."
    PARTE PREFERIDA

    aiai...LOV U JAPA WOMAN

    ResponderExcluir
  2. Todo ano tenho que fazer uma arrumação dessas, mas sempre deixo algumas coisas que precisam ficar guardadas para que depois de algum tempo me façam lembrar de quanto lutei, chorei, das pessoas que fizeram parte de momentos importantes. `
    Ótimo texto, parabéns pela conquista. Achei o seu blog por acaso e curti.

    ResponderExcluir