sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Primeiro rascunho

Felicidade.Intrigante. A príncipio, todos somos aptos a fazer um livro sobre sua busca: o da vida. Mas ao traduzir em palavras, ou seja, transformar as ideias da mente em períodos simples, a tarefa começa a se tornar ardua. O tema "felicidade e materialismo" e seus adjacentes é um dos extremos dos temas. Explico melhor: alguns temas ninguem nunca pensou sobre, logo, sua falta de veiculaçao o torna dificil. Outros, como é o caso, todo mundo ja pensou sobre, o que acaba tornando dificil escolher as ideias, ou mudar os cliches.

Ja pensei, alias, é um dos meus pensamentos diarios a felicidade e a relação dela com os atos de cada um. As vezes eu percebo as pessoas perdidas procurando a felicidade nos lugares errados, nos momentos efêmeros, apenas prazerosos...E, justamente, eu que tenho muitas filosofias e ideias decorrentes do tema, quando preciso escrever 30 linhas sobre tal, todas as boas ideias desaparecem e eu caio na mesmice, o que me deixa irritada. Porque eu nao consegui transmitir AQUELA ideia principal. Suspeito de uma alergia a folhas de redação.

De qualquer forma, hoje eu fiz uma redação sobre felicidade com muita dificuldade e, só para não variar, decepção na releitura. Transcrevo abaixo para inaugurar isso aqui.

    Tão antiga quanto a existência do homem é a sua busca pela felicidade. O que parece ser tao pessoal reflete-se ao longo da História e, principalmente, na sociedade contemporânea de hoje. Num mundo tao capitalista, a felicidade torna-se tão abstrata quanto utópica.
      Com a crise de 29, o medo e a insegurança marcaram uma época conhecida como Grande Depressao. As pessoas procurando preencher o "vazio" que sentiam, começaram a consumir desenfreadamente, depositando seus sentimentos em bens materiais, iniciando uma sociedade materialista.
       Desse modo, ser feliz é um conceito definido pela mídia como ter a roupa da moda, comprar o carro do ano, andar com sapatos de marca, entre outros exemplos que refletem na conta bancária de cada um. Entretanto, como já foi comprovado por médicos e cientistas, a felicidade é provocada por substâncias presentes em nosso corpo e sua constância depende de como cada um encara a vida.
     Portanto, como foi defendido pelos Iluministas, a felicidade está ao alcance de todos. Por isso, busca-lá envolve uma das viagens mais fascinantes do mundo, a de volta para si mesmo. Afinal, estamos mudando constantemente, acompanhando o mundo que nos rodeia.


 É isso, a caixa de comentarios é a serventia do blog :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário