segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

último dia

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial...."
Carlos Drummond de Andrade.


E se você pensar bem, é uma das melhores "invenções" mesmo, porque a gente se adequou de tal forma que, o tempo é o mesmo, mas o último dia do ano seguido pelo primeiro do próximo é diferente. Ainda que sejamos os mesmos, estejamos no mesmo lugar de sempre, tudo é igual, a não ser a reflexão que insiste em ser feita sobre o ano que passou. Ignorá-la é perder a chance de reaver tudo de bom que Deus nos proporciona e tudo de errado que fizemos, e só assim, a gente pode melhorar. É clichê. No fundo, a gente deveria fazer um ano novo sempre que resolvemos abandonar nosso velho lado e transformarmos num novo. A gente deveria comemorar a cada melhora, e sim, deve haver melhora ao longo do mesmo ano. Mas hoje é o último dia do ano e, por mais que continuemos os mesmos, que nada mude, fatiar o tempo em anos, fez-se renovar nossas energias a cada ano que passa. Ainda que seja ilusão da nossa própria forma de adaptação, funciona. Se funciona, que continue assim. A gente passa 365 dias e mais 365, 365, outros 365 e no início de cada um deles, a sensação é que nos foi dada uma nova página para continuar nossa escrita. A gente faz planos em anos, a gente marca as melhores histórias por anos, a gente cresce ao longo de anos. E, por tudo isso, que hoje, o último dia do ano, me bate uma certa nostalgia com um tom de esperança.
O meu ano de 2012, e aqui eu lhe peço permissão para falar sobre o meu, foi sensacional. E se eu disser "o primeiro ano de faculdade", você entenderia parte de tamanho apego. Ele começou com as melhores emoções que eu já pude sentir na minha vida. Realizar um sonho é algo que todos deveriam dispor de todas as suas energias para fazer, pelo menos, uma vez na vida. Eu, particularmente, acho que a gente deve viver sonhando e tentando realiza-los, mas se você acha que tudo isso é conto de fada, tente pelo menos UM. Tente para valer, e só assim, você saberá que sonhos foram feitos para deixarem de ser. E, então, virarem realidade. E a faculdade vem com muito mais do que se pode esperar. É conhecer as pessoas mais diferentes possíveis, sejam aquelas que te irritam, como aquelas que você nao vai mais viver sem. Ela vem como um grande susto de quem cresceu e sua assinatura é pra valer. O que você diz, faz e pensa é o que você é, e te taxarão por isso. Bem vindos, você cresceu e ninguém vai te ensinar a viver aqui, você vai descobrir sozinho. Falando assim, parece ruim, mas é só as vezes, nas outras tantas, o gosto de liberdade e de personalidade é bem doce. E você agora é quem você quer ser. Por inteiro, com o que é bom e ruim por isso.
Assim, algo sempre me diz que é impossível ser feliz sem Deus. E é mesmo. Nenhuma alegria é tao repleta se não for Nele. E como eu nao gosto de viver de meio termo, resolvi me engajar um pouco mais na Igreja. Há muito trabalho a fazer, principalmente nesse ano de Jornada, mas nesse rápido crescimento, pude testemunhar fé. E eu preciso disso. Fé de gente nem tão velha, fé de gente mais velha. E aí, ainda que não pareça fazer sentido, pude perceber que Ele me quer ali. E eu não posso negar. Se esse ano foi um dos melhores da minha vida, a culpa toda é Dele e levará mil anos para agradecer (ainda bem que Ele tem paciência;) ). Por agora, começo como resolução tentando ser mais próxima. Eu mesma, pq Ele eu sei que tá sempre comigo;)
E 2012 passou, com todas as suas dificuldades, todos os seus encontros e desencontros, com tudo aquilo que deixou de aprendizado. Passou como quem passa como uma onda que ora você vai por baixo onde está tudo tranquilo e calmo, e ora por cima, que te ameaça cair, pode até te levar, mas logo a gente finca os dois pés no chão novamente para continuar admirando o mar.
2012 vai com a certeza de que nenhum outro ano vai ser igual a ele. Nem melhor, nem pior, mas não vai ser igual. Vai deixando saudades, pq a gente tem saudades daquilo que foi bom. Mas foi.  E fica-se a esperança e o desejo de fazer tão bom quanto ou melhor em 2013. Que venha a nova fatia das nossas vidas, uma nova volta ao Sol, novos 365 dias esperando nossa energia mais empolgada, nossa ousadia e coragem de errar algumas vezes e aprender, nossa vontade de viver e de fazer de cada momento de nossa vida, um mais especial que o outro. Se me resta um desejo e um pedido, ao mesmo tempo, eu o faço. Desejo amor. Mais amor, por favor. Não to falando de casal, de sms de madrugada, de flores na porta. To falando daquilo que nos é essência. Daquilo que nos faz viver. Mais amor na família, nos amigos, nos casais tb, e principalmente, com quem a gente esbarra por aí. Amor que se traduz em respeito. Amor que traz paz ao coração e calma a alma. Amor que traz saúde. Amor que traz esperança. Amor que traz vida. Amor que traz alegria e porque nao, dinheiro tb? Afinal, quando a gente faz com amor e por amor....Enfim. No fundo, basta olhar um pouco melhor que o que é bom, vem dessa palavrinha de quatro letras. FELIZ AMOR PRA VOCÊ! FELIZ TODO DIA! FELIZ ANO NOVO! 2013, a gente te aguarda como quem espera um desconhecido que fizeram a gente buscar na estação, mas que a gente sabe que tem tudo para ser um dos nossos melhores amigos;) VEEEEEEEEEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário