sábado, 17 de março de 2012

Ser médico

Tem pensamentos que são intimos, que passam na nossa cabeça, mas logo se perdem. E, caso nao sejam registrados, talvez nao sejam mais pensados. Hoje, eu pensei em muita coisa, muitas delas talvez eu mude de opiniao, outras tantas talvez sirvam como força pra continuar quando tudo tiver dificil, mas seja la como for, para que sejam uteis, eu preciso registra-las. Talvez numa conversa, num diário ou um papel qualquer, mas eu escolhi o blog. Não é o ideal, publica-las nao é minha intençao, mas ainda assim, me parece o melhor lugar para que eu mesma possa acessar e ver o quanto evolui, cresci, mudei, retrocedi ou estagnei...portanto, nada aqui é fixo, imóvel, imutável, apenas pensamentos aleatórios em um momento de muita reflexão.
Bom, hoje passei o dia na faculdade. O objetivo?Um projeto de primeiros socorros basicamente, aulas teóricas e depois a prática. Mas ele não se efetivou apenas na parte técnica. Não tem apenas técnica quando se trata da medicina, quando se trata de pessoas....E eis o ponto da questão. Se a minha ficha de estar na faculdade em que eu tanto sonhei já tinha caído, a ficha do real objetivo disso (ser médica), ainda está caindo...Não se assuste, não se trata de dúvidas,mas de descobertas. A certeza daquilo que é realmente certo talvez nunca apareça, mas a sensação de estar no lugar certo, sim. E é tão contraditório, porque quanto eu mais percebo que vai ser dificil( e bem mais do que eu posso imaginar por enquanto), mais eu sinto ser escolhida pra isso. Sim, porque não há outra palavra que defina medicina além de vocação. Pra mim, Deus escolhe como seremos felizes e vai nos direcionando e guiando para que cheguemos lá. Além de acompanhar sempre. Principalmente nesse caso, em que nós, simples mortais, nao somos capazes de dar vida ou ressuscitar vidas, apenas sermos instrumentos de uma obra muito maior.   Acho que se tivéssemos a noção do que realmente significa ser medico, desistiriamos. Há algo um tanto quanto "sem noção" que nos move, algo maior, sem explicação. É esquecer de si mesmo, para se doar ao próximo de uma maneira tão significativa que me faltam palavras. A expressao "academico de medicina" passa a nos definir antes mesmo do nosso proprio nome e, desde agora, o cuidado com o outro já é cobrado, ainda que nao estejamos preparados pra isso. Algo me diz que ser médico é ser todos os dias e em qualquer circunstancia. É nao ter ideia do que é preconceito, afinal, brancos, negros, velhos, jovens, mendigos, presidentes, todos possuem a mesma lógica funcional do corpo. É descobrir que voce pode ir mais longe quanto achava que estava exausto, ou seja, é mudar o seu conceito de impossivel. É amar gente.  É ajudar a aliviar aquilo que dói. É acreditar na felicidade possivel. É conviver com a morte diariamente e se convencer de que ela tambem faz parte da vida. É controlar o psicológico alheio enquanto voce tenta equilibrar a sua própria mente. É viver intensamente.
Certo dia, quando eu ainda estava em duvida sobre o que fazer, um estudande de medicina me disse que aquilo seria "viver aos extremos".  E isso me marcou, nao pela essencia da frase, mas sim pq eu me considerava assim, inconstante. Para mim, as coisas serem intensas era uma forma de viver "tudo o que há para viver". É gritar de dor, mas é chorar de alegria.
 Externar tudo aquilo que passou por mim quando eu vi aqueles vídeos é muito dificil. Nao chega a dimensao do que é sentir na pele aquilo que te espera. É vida. e nao choca tanto quando se le ou se ouve. Mas assumir a responsabilidade sobre isso tudo, assusta. Assusta mas nao imobiliza, pelo menos, eu espero que nao. A prepotencia de alguns fica tao pequena perto daquilo que realmente ter que ser feito nessa profissao,que quem assim age não deve ter entendido o que significa ser medico.
Da medo. o caminho é arduo e dolorido, mas é caminho. é como se as pessoas que a isso foram destinadas, se completassem assim. Mesmo abrindo mão da sua familia, amigos e de si mesmo, eu sinto que vai valer a pena, porque o seu próprio caminho sempre vale a pena...


ps: esse dois vídeos foram o encerramento do projeto.



"Queres ser médico, meu filho? Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Mas, pensastes no que se transformará tua vida?
[...] Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão; e sabendo que te verás, só entre feras humanas, ainda tens a alma exótica o bastante para encontrar satisfação no dever cumprido, se te julgas suficientemente recompensado com a felicidade de uma mãe que acaba de dar a luz, com um rosto que sorri porque a dor passou, com a paz de um moribundo que acompanhastes até o final [...], então, torna-te médico meu filho."

2 comentários:

  1. Parabéns! E obrigada por estar ao lado e muitas vezes dentro da minha filha, lugar onde por vezes não consigo chegar. Simone Quintas

    ResponderExcluir
  2. É um prazer enorme poder proporcionar essa reflexão!
    São textos como o seu que nos fazem continuar a lutar pelo projeto, mesmo diante de algumas dificuldades!

    Beijos,
    Leo Caruso

    ResponderExcluir